fbpx

Aprender a teoria a partir da realidade (ou da representação dela)

O que se pode aprender com uma maquete?

Eu sempre me admiro com quanto aprendizado pode acontecer a partir de um simples modelo físico, algo que tenha 3 dimensões, que possa ser visto de vários ângulos, ainda melhor é quando ele pode ser tocado, movimentado, experimentado.

Nesse modelo da foto temos a representação do Sol, da Terra e da Lua, fixados com madeiras e arames que permitem movimentar os corpos celestes representando seus movimentos. Nele podemos ver:
A lua girando em torno da Terra.
A Terra girando em torno do Sol.
A Lua revolucionando em torno do Sol.
Os eclipse solares e lunares.

Graças a inclinação do eixo de rotação da Terra também podemos explicar as estações do ano e porque são opostas do hemisfério norte e sul.

O movimento da lua ao longo do dia que forma as marés.

As fases da lua ao longo do mês.

Eu estudei tudo isso, ao longo de muitas aulas, com muitos parágrafos e ilustrações de livros didáticos, com muitos exercícios e memorização para as provas.

Estudei um pouco em cada ano, um pouco em cada disciplina, as vezes estudei a mesma coisa em disciplinas diferentes.

E mesmo sendo temas que me interessavam, eu só compreendi de verdade quando vi um modelo como este, feito de bolas de isopor, madeira e arame, com todos os elementos integrados, representando a realidade.

Mais do que permitir a interação e a melhor observação, o maquete tem o objetivo de representar a realidade e a partir daí gerar compreensão. Primeiro representa a realidade e depois possibilita analisar teoricamente esta realidade.

Justamente por fazer o caminho no sentido da realidade para a teoria é que faz mais sentido, é melhor compreendido.

Este caminho de aprendizagem é o que busco fazer quando apresento modelos como este nos ambientes preparados.

Educação conectada à vida, aprendizagem a partir da vida.