Aprender fazendo

Descobri o valor do aprender fazendo quando estava no ensino médio, eu cursava técnico em mecânica em uma universidade federal e pude estar em contato com mestres e doutores, todos com um enorme conhecimento em suas áreas.

Apesar do curso ter seus momentos práticos, o conhecimento teórico era muito mais valorizado, até que chegou o momento de iniciar um estágio, consegui uma vaga setor de manutenção de uma indústria metalúrgica e descobri que todo aquele conhecimento que estava estudando não resolvia nenhum dos problemas de um técnico em mecânica.

No começo eu via todos aqueles técnicos cortando e soldando, desmontando e remontando, substituindo peças e acreditava que todas aquelas fórmulas e cálculos deveriam ajudar, mas o tempo foi passando, eu fui observando e aprendendo muito com a prática, com os problemas reais e que precisavam ser resolvidos rapidamente.

Até que cheguei em disciplinas mais avançadas do curso, como soldagem, pneumática e automação e foi chocante, como eu já havia aprendido tudo aquilo na prática, acabava entendendo os conceitos teóricos muito mais rápido e a minha compreensão era muito melhor do que nos assuntos em que fui apresentado a teoria antes da prática.

Aquele momento foi provavelmente quando comecei a imaginar uma escola diferente, como um galpão de fábrica onde as crianças constroem coisas e assim vão aprendendo, anos depois me deparei com os FabLabs e o construcionismo das pesquisas do MIT Media Lab.

Hoje, presencio diariamente crianças e adolescentes fazendo esse percurso de aprendizagem com a prática a priori e posteriormente teorizando sobre suas vivências e, com muitas horas de prática e experimentação, observo o quão rápido é a compreensão dos conceitos teóricos envolvidos.

Reinventar a escola é repensar os tempos de teoria e prática e a partir da observação das crianças aprender o que é mais eficiente no aprendizado.

Já fazem 11 anos desde que era estagiário e imaginava escolas em galpões de fábrica, desde lá já descobri inúmeras ferramentas de ‘aprender fazendo’, escolas inovadoras e estudos de educação que também correspondem ao que eu experimentei.

Hoje me orgulho de construir e apoiar a construção de escolas cada vez mais aprendentes e quero te contar que entre os dias 9 e 12 de novembro eu e Ana faremos mais uma edição do evento gratuito CRIE A ESCOLA DO FUTURO, para participar basta se inscrever aqui.