Comece com uma pergunta

woman holding a glass question mark decor

Quero iniciar este ano com uma reflexão sobre os princípios. Mesmo levando em consideração que nossa noção de tempo deve ser mais cíclica, tal como a órbita planetária em torno do Sol que marca o período do ano, ainda assim vejo o quão significativo é demarcar um momento inicial, um período de recordação, reflexão e planejamento.

Não se apegue ao início do ano, ou ao início de qualquer outro período, para ter este momento. Encaixe o “início” onde ele encaixar na sua vida. Mas como sei que muitos têm nestes dias o hábito de escrever suas metas, objetivos e intenções para o ano que se inicia, resolvi encaixar este texto agora.

Eu sempre fui um sonhador, um visionário, daqueles que vivem no mundo da lua. Ao longo dos anos fui aprendendo diversas técnicas para materializar meus sonhos, na infância tinha cadernos com mapas mentais e listas de tarefas criadas intuitivamente, mais tarde me encantei com metodologias e tecnologias que nos ajudam a transformar os sonhos em ideias, as ideias em projetos e os projetos em realidade. Um ponto que me impressionou nestes métodos foi reconhecer o tempo e energia gastos para elaborar A PERGUNTA.

Minha mente escolarizada foi treinada por anos para assim que se deparar com um problema: “encontrar a única resposta correta o mais rápido possível”. Esse treino acaba condicionando o nosso pensamento a funcionar assim, estamos sempre apressados por encontrar respostas para perguntas que não são nossas, o que nos deixa ao mesmo tempo ansiosos e desmotivados. Na escola foi assim, mas na vida também é, as perguntas (sobre o futuro, o emprego, a viagem, o casamento, o filho, a casa, a saúde, etc.) vêm de fora e nós sentimos que precisamos ter as respostas, para tentar respondê-las nós fazemos nossas metas, listas, planos e cronogramas.

Não quero dizer com isso para você abandonar seus projetos e suas anotações, mas quero te convidar a investir um bom tempo desenvolvendo uma (ou mais) perguntas. Essa pergunta será sua QUESTÃO MOTRIZ, motriz porquê é ela quem dará movimento aos seus sonhos, ela quem impulsionará seus atos, seus pensamentos e seus próximos passos. Pensar na questão motriz me lembra de duas citações:

“Um problema bem elaborado está metade resolvido” John Dewey.

“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”, comercial do Canal Futura.

Se você tem uma lista com seus sonhos, metas, planos e projetos para 2022, olhe para ela, leia com atenção cada item e crie sua questão:

Como eu posso ________________________________________?

Os itens das nossas listas de ano novo normalmente são carregados de respostas (quero isso, alcançar aquilo, estar em tal lugar), mas não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas, para dar movimento a realização dessas metas é preciso pensar em qual a pergunta você está tentando resolver quando quer ir de encontro com essa meta e pensar a fundo sobre essa pergunta, porquê quando bem elaborada, já estará metade resolvida.

Em geral nós desaprendemos a fazer perguntas, ainda mais a fazer perguntas para nós mesmos, mas sempre é tempo de reaprender, dentro de cada um vive uma criança perguntadeira. Eu desejo que neste ano, você elabore suas questões, conectadas aos seus sentimentos mais verdadeiros, que as enxergue com nitidez e que elas sejam o motor de impulsão da sua vida. E se possível, que a sua questão inclua a reinvenção da escola.

Feliz ano novo!