Eu pensei em desistir

Várias vezes eu já pensei nisso e os motivos são diversos:
O sistema é grande e poderoso;
A escola nunca vai mudar;
As pessoas são muito complicadas;
Pouca gente quer fazer diferente;
O esforço não compensa;
Deveria tentar uma carreira mais estável…

A lógica pode provar que esse trabalho de reinventar a escola não vale a pena se comparado a outros trabalhos que eu poderia seguir. Ainda bem que a lógica não toma todas as decisões.

Talvez você também já tenha pensado em desistir, abandonar essa ideia maluca de transformar a educação e proporcionar melhores experiências de aprendizagem aos seus alunos.

Todavia pode ser que você já tenha desistido e nem se lembra mais, mas outrora você também sonhava com uma educação mais conectada com a vida, com respeito, harmonia, liberdade, criatividade, empoderamento, cooperação e amorosidade.

Nesses momentos críticos eu me permito silenciar e encontrar aquelas memórias que reascendem a luz do esperançar, cada áudio e mensagem que recebi dizendo “funcionou!”, os segundos finais dos encontros no Zoom com aqueles sorrisos contentes, os abraços de despedidas que vem com aquela deixa “vocês podiam ficar mais uns dias né?”, cada criança que já me chamou de professor e tinha no seu olhar um sentimento de confiança e alegria.

Eu queria ser grande e poderoso como o “sistema”, queria que a escola mudasse rápido, que as pessoas não fossem tão complicadas, que tivesse mais gente querendo fazer diferente, que o esforço tivesse mais retorno e que minha carreira fosse mais estável, mas mesmo que nada disso aconteça, tem muitas pequenas mudanças diárias que fazem essa ideia de reinventar a escola valer a pena.

Também há outro tipo de memória que me lembra do porquê eu escolhi ser um reinventor, é de quando eu tinha qualquer outro trabalho ou área de estudo e não sentia nenhum esperançar.

Por isso eu apelo que acredite, as mudanças podem ser vagarosas, os resultados podem ser mínimos, o impacto pode ser localizado, mas se há em ti uma luzinha de entusiasmo pela reinvenção, lembre-se sempre dela nos momentos em que pensar em desistir. Eu tenho visto muitos educadores-sonhadores mudarem de área ou esperarem se aposentar para fazer aquilo que faz sentido, não desperdice o momento presente, organize-se, faça o que você puder para não desistir.

Esse texto semimotivacional é um manifesto aos otimistas e um puxão de orelha aos pessimistas, em resumo, eu quero uma educação feita por mais sonhadores do que por desistidores.