Nós temos a tendência de naturalizar sentimentos socialmente construídos

Depois de vários anos me dedicando a pesquisar e experimentar maneiras alternativas de se fazer educação, pesquisando as escolas dos meus sonhos, venho percebendo que para levar essas inovações para o ambiente escolar, para de fato reinventar a escola, é preciso entender também dos pesadelos e das dores que assombram aqueles que fazem a escola.

Nós temos a tendência de naturalizar sentimentos socialmente construídos.

Desconstruir esses sentimentos naturalizados para conseguir observar a realidade com as “lentes limpas” é extremamente necessário para começar a reinventar nossa realidade.

Mas justamente por estarmos tratando de algo tão intrínseco como os sentimentos, é que nos deparamos com barreiras internas (de cada um de nós e de cada um que está a nossa volta). Por serem internas, não há como ultrapassá-las de fora para dentro, tem portas que só se abrem de dentro pra fora.

Todo esse papo com cara de autoajuda é pra dizer que, eu também não gosto de ficar apontando os erros do sistema educacional, mas eu vejo/escuto/percebo o adoecimento de todos que estão nesse sistema e muitas vezes as pessoas estão sentindo essas dores e não sabem identificar a origem da dor, justamente porquê estão imersas nesse mar de sentimentos e crenças socialmente construídos.

Por isso, mesmo preferindo falar de como fazer a “escola dos sonhos”, venho percebendo a necessidade de apoiar na tomada de consciência desses sentimentos socialmente construídos em relação ao modelo de escola que temos como padrão, essa tomada de consciência nada mais é do que começar a identificar a origem das dores, para aí começar a pensar no que fazer para não doer mais.

Entender o que fazemos, porque fazemos e quais os resultados daquilo que fazemos são perguntas motrizes muito poderosas. Nos ancoram em analisar a realidade a partir de evidências, não mais de crenças. Assim, podemos fazer a reinvenção da escola baseada naquilo que realmente importa, fazendo com que o aprendizado aconteça de forma mais eficaz e saudável para todos os envolvidos no processo.