“Tudo as pessoas podem pesquisar, é só ter tempo pra ficar curioso”

Estava acompanhando uma criança olhando um atlas, que tinha um mapa ilustrado com as peculiaridades de cada país, ele viu que na França tem um trem de alta velocidade e perguntou:

— No Brasil tem trem bala?

Respondi que não tinha certeza, mas que poderia ajudá-lo a pesquisar. Ele logo respondeu:

— Tudo as pessoas podem pesquisar né, é só tem tempo para ficar curioso.

Essa fala me faz refletir sobre o verdadeiro papel do educador e a maneira como construímos o conhecimento quando, tanto educadores quanto crianças, temos tempo livre para atender as curiosidades.

Valorizar essa curiosidade e apoiar a construção do caminho até a resposta cria um aprendizado com significado e afeto.

Reinventar a escola é ter tempo para ficar curioso.

3 comentários em ““Tudo as pessoas podem pesquisar, é só ter tempo pra ficar curioso””

1. Partindo de uma ideia, que não encontrei em tempo e lugar nenhum, a dificuldade que se apresentar é encontrar pessoas que desejem inovar. Mesmo assim, já estou com 10 pessoas, cadastradas. A inovação é fazer um blog como se fosse uma escola na qual não há professor, aluno, diretor – exceto eu que fico como um espécie de coordenador – porque quem se cadastrar – não importa quem seja – seja também um “blogueiro”, ou seja, um autor que pode postar o que desejar, comentar as postagens, se relacionar com as demais pessoas cadastradas, com respeito a tudo e a todos, sempre tendo como objetivo – força motriz – aprender a aprender. Como é uma relação virtual, não geografia impeditiva para participar, livremente, auxiliando e sendo auxiliado nos temas que cada um tenha interesse, seja para conhecer mais, respeitosamente divergir dos demais, complementar e até mesmo não se manifestar, participação passiva. Se bem que pretendemos que seja ativa. Como parto do princípio de que cada pessoa única, embora exista no coletivo, assim como, objetos e tudo o mais, essa diferença entre os membros vai ajudar nos diálogos, monólogos, interesses e visão pessoal, sendo criado um espaço e tempo construído por todos, embora limitado pela forma como cada um sente, pense, necessite ver a seu modo, de forma dinâmica, ativa, portanto.

Comentários encerrados.